Um dos tratamentos odontológicos que chamaram a atenção nos últimos tempos foram os implantes dentários. Este procedimento é indicado para pessoas que perderam todos os dentes ou tiveram uma perda de dente parcial.
O implante dentário consiste na colocação de um suporte no tecido ósseo que fará o papel da raiz do dente junto ao cilindro de titânio, onde a prótese, fixa ou móvel é colocada.
O implante é composto de titânio, por ser um material biocompatível, e que não provoca reações adversas.
No presente artigo abordaremos mais sobre o que caracteriza um implante dentário e quais são os benefícios por quem opta por esse tratamento para recuperar as funções dos dentes.
Entendendo melhor o implante dentário
O implante é um tratamento para quem quer substituir um dente ou vários dentes que podem ter sido perdidos por uma série de fatores como:
- Cáries;
- Periodontites;
- Traumas;
- Extracao de dente.
Esse procedimento visa a restituição da funcionalidade dos dentes e traz inúmeros benefícios, além de contribuir para uma melhoria da autoestima das pessoas.
Algumas das disfunções que podem ser tratadas com o implante dentário são a mastigação e a fala, além da estética do sorriso.
A técnica do implante é feita por meio da colocação de um pino feito de titânio no osso maxilar ou no osso mandibular. O pino tem a função da raiz do dente e uma base para as próteses.
As próteses são dentes artificiais que podem ser compostos de resina ou porcelana e substituem os dentes perdidos.
Por estarem rosqueadas na boca, esse tratamento é muito mais eficaz e seguro que as próteses removíveis.
Como é realizado o procedimento?
Assim como o aparelho ortodôntico, o implante dentário só pode ser realizado por cirurgião-dentista, afinal, é um procedimento cirúrgico.
O tratamento acontece da seguinte maneira: é feita a higienização da boca por completo e em seguida é aplicada a anestesia na região em que será feito o procedimento.
Feito isso, o cirurgião faz um corte na gengiva de modo a atingir o local abaixo da arcada dentária. É por meio desse corte que ele tem acesso ao osso que será a base de todo o implante.
Em seguida, usando uma ferramenta específica, o dentista faz uma pequena perfuração no osso para instalar o pino de titânio. Colocado todos os pinos necessários é feita a sutura.
O tratamento em si não é doloroso, principalmente porque a gengiva é anestesiada e o osso perfurado tem poucas inervações.
Para evitar dores ou inflamações, é comum que o dentista recomende uma injeção anti-inflamatória antes da cirurgia e, depois, analgésicos e antibióticos.
Como acontece o pós-cirúrgico?
O pós-cirúrgico do tratamento é bastante tranquilo, desde que siga todas as recomendações do médico.
É aconselhável que o paciente vá para a casa e fique em repouso por pelo menos um dia. Isso é recomendado pois a circulação fica mais lenta.
É fundamental que o paciente se atente para dormir com a cabeça mais alta que o corpo, evitar bochechos e cuspidas, principalmente para evitar sangramentos.
Além disso, esforços físicos, exposição ao sol e até mesmo a prática da fala precisam ser reduzidos.
Durante o processo de cicatrização, ocorre a parte mais “chata”, pois não é permitido ingerir alimentos que sejam duros ou quentes.
Assim, a dieta de quem fez o implante dentário e está nesse processo consiste em gelatinas, sorvetes e sopas frias.
Para evitar contaminações, é possível que o médico receite analgésicos e antibióticos por um determinado período.
Para quem é indicado o procedimento?
Como dissemos anteriormente, o implante dentário é indicado para quem perdeu total ou parcialmente os dentes por conta de doenças bucais ou traumas.
Entretanto, quem indicará se esse procedimento é válido para o seu caso é o cirurgião-dentista.
Além de fazer todas as radiografias, tomografias, ele pode falar sobre quanto custa um implante dentário e te dar orientações de como solicitar o tratamento por seu plano odontológico.
O implante não é recomendado para crianças e jovens que não completaram seu ciclo de crescimento ósseo.
Isso acontece porque os implantes, após a osseointegração, não mudam mais de posição, podendo prejudicar o crescimento da face de jovens e crianças.
Pessoas que usam medicamentos à base de bisfosfonatos para cuidar de osteoporose, também não podem realizar o procedimento.
Portanto, compreendemos que o implante dentário é um procedimento eficiente e seguro para quem deseja recuperar o sorriso e as funcionalidades dos dentes.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.