monte seu plano de negócios em menos de 1 hora

Que tal antes de iniciar um projeto poder contar com uma alta taxa de sucesso em seu negócio ao invés de ficar rezando para que ele dê certo ?

Mas você deve estar se perguntando, isto realmente é possível? Existe alguma ferramenta ou técnica que me possibilite isto?

Essa técnica existe e ela se chama “ Plano de negócios” e neste post vamos falar sobre isto. 

O que é um plano de negócios

Uma espécie de documentação inicial para sua empresa , prevendo onde serão os gargalos, custos existentes para manter o negócio, onde você precisará dê parcerias entre outros detalhes.

Com este documento fica mais fácil você ter um guia ou manual para o crescimento da sua empresa.

Para que serve um plano de negócios

Se você está pedindo financiamento a um banco, investidor anjo ou capital de risco, eles vão querer saber se você tem um bom controle sobre a trajetória de sua pequena empresa. 

Você não precisa escrever um documento de 200 páginas, mas precisará de algo à disposição de seu banqueiro ou investidor que mostre que existe um mercado para o problema que sua empresa resolve e inclui suas principais declarações financeiras e previsões.  

Seu plano de negócios deve simplificar para que parceiros e apoiadores em potencial de todos os tipos entendam seu modelo de negócios e finanças. É ainda melhor se você for capaz de apresentar dados visualmente por meio de tabelas e gráficos.

Qual a importância do plano de negócios

Com um plano de negócios em mãos você começa a colher frutos e realmente entrar com o pé direito para investir no seu negócio, antes disto é apenas andar numa sala escura onde você não conhece nada.

O que não pode faltar em um plano de negócios

Proposta de valor

Uma frase que descreve o valor que você fornece aos seus clientes. Se você estivesse escrevendo um tweet para contar às pessoas sobre sua empresa, o que diria? Com apenas 140 caracteres, descreva o que você faz e o que o torna único. Seu objetivo é comunicar o valor que você está fornecendo aos seus clientes de uma maneira que eles entendam.

Necessidade de mercado

Que problema sua empresa resolve para seus clientes? Se você não está resolvendo um problema para seus clientes, terá dificuldade em construir seu negócio. Se você não tiver certeza, tente conversar com seus clientes em potencial e perguntar o que eles gostam em seus produtos ou serviços. Por que eles escolhem você em vez de outras alternativas?

Sua solução

Como você resolve o problema do seu cliente? Quais produtos e serviços você está oferecendo? Descreva seu produto ou serviço e por que ele é melhor do que as alternativas. Essencialmente, se alguém perguntasse o que você vende, qual seria sua resposta?

Concorrência

Quais produtos e serviços seus clientes escolhem hoje em vez dos seus? Como você é diferente? O que torna sua empresa e seus produtos melhores do que as alternativas que existem?

Mercado alvo

Quem é seu cliente ideal? Descreva seu cliente ideal . Quem são eles? Seja o mais específico possível – idade, sexo, hábitos de compra e assim por diante. Se você tem como alvo diferentes tipos de pessoas, crie segmentos de mercado para cada grupo.

Vendas e Marketing

Como você comercializa seus produtos e serviços para seus clientes? Quais são os seus canais de vendas ou os locais onde venderá os seus produtos? Se você está vendendo online, sua loja online é um canal de vendas. Se você também tem uma loja física, esse é outro canal de vendas. O que você fará para divulgar seu negócio?

Se você planeja comprar publicidade, liste os tipos de publicidade que planeja fazer aqui. Lembre-se de que diferentes mercados-alvo podem precisar de diferentes tipos de atividades de marketing para apresentar o seu produto.

Orçamento e metas de vendas

Quanto você acha que vai vender e quanto vai custar para fazer seu produto ou entregar seu serviço? Que outras despesas importantes você terá quando seu negócio estiver instalado e funcionando? Quais metas de vendas você precisa alcançar para que sua empresa seja um sucesso?

Não se preocupe com os detalhes para começar e apenas pense em linhas gerais para ter uma ideia aproximada de como sua empresa funcionará financeiramente . Você pode refinar os detalhes mais tarde.

Milestones

O que você alcançou até agora e quais são seus principais objetivos para os próximos meses ou anos? Isso ajudará você a se manter no caminho certo e atingir seus objetivos. Certifique-se de atribuir marcos às pessoas de sua equipe para que você tenha real responsabilidade e prestação de contas.

Equipe

Por que você e seus parceiros de negócios são as pessoas certas para tornar sua empresa um sucesso? Mesmo se você estiver começando apenas com você, escreva alguns tópicos rápidos sobre por que você é a pessoa certa para administrar este negócio. Se você precisar contratar pessoas importantes no futuro, liste também essas posições, mesmo se você não souber quem especificamente ocupará essas posições agora.

Parceiros e recursos

Você precisa trabalhar com outras empresas ou organizações para tornar sua empresa um sucesso?

Necessidades de financiamento

Isso é opcional; se você precisa arrecadar dinheiro para o seu negócio, de quanto você precisa e para que usará? Mesmo se você estiver começando seu negócio com suas próprias economias ou usando dívidas de cartão de crédito, é uma boa ideia planejar como você usará os fundos até começar a fazer vendas.

Comece com seu Plano Enxuto – salve o documento detalhado do plano de negócios para mais tarde

vitor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *